Pouco Pixel 13 - Para a Nintendo, obrigado por tudo, Pouco Pixel • B9
Pouco Pixel

Para a Nintendo, obrigado por tudo,

Pouco Pixel ##13

Capa - Para a Nintendo, obrigado por tudo,

O que a Nintendo faz de tão especial? Onde ela falha?

No domingo retrasado faleceu o CEO da Nintendo, Satoru Iwata. A notícia chocante levou a uma série de homenagens em todo o mundo, e o Pouco Pixel não poderia ficar de fora. Adriano Brandão e Danilo Silvestre contam a história da Nintendo, desde o fliperama que trouxe Donkey Kong, o gorila, e Mario, o encanador, até o incrível sucesso de seus videogames portáteis, passando por fiascos como o Game Cube e o Wii U. Por que a Big N é a grande responsável pelo renascimento da indústria de games pós-Atari? O que ela faz de tão especial? Onde ela falha? OUÇA! E, claro, obrigado por tudo, Nintendo!

Download | iTunes | Feed

00:01:41 – Para a Nintendo, obrigado por tudo, Pouco Pixel
00:59:30 – Debate de bolso
01:21:20 – Cartinhas

Os famosos links no post

Posts relacionados: todos os jogos do NintendinhoGame BoySuper Nintendo e Nintendo 64, mais “Pac-Man” e “Sonic” (uia, não falamos de “Shenmue” ou “Battletoads“!)
Como “Blade Runner” via o futuro: luminosos da Atari e semáforos sonoros (“don’t walk, don’t walk, don’t walk… cross now, cross now, cross now”)
O Nintendo Game & Watch em vários sabores: o tradicional, o avançado e o espelhado
Assim como “Pac-Man“, “Donkey Kong” também virou música: “Do the Donkey Kong“, dos mesmos Buckner e Garcia
A infame disputa judicial entre Universal e Nintendo
O cuidadoso launch lineup do Nintendinho nos Estados Unidos, com suas capas icônicas
Os acessórios do NES: R.O.B., o robô, Zapper, a pistola, e a Power Pad, o tapete de ioga
Genesis does what Nintendon’t“, a campanha que transformou o Sega Genesis na Pepsi dos videogames. A Nintendo – que era a Coca-Cola dos videogames – teve de se “apressar” para lançar o Super NES. Foi rápido, só levou dois anos
Super Famicom PlayStation, num exemplar supostamente recém-descoberto
O cubista controle do Game Cube (e o surrealista Computador da Xuxa)
Falar lateralmente era a bizarra proposta do N-Gage, o celular-com-videogame da Nokia que, de maneira nada surpreendente, flopou
Duas matérias no El País Brasil sobre mobilidade urbana em Bogotá e sobre o movimento de humanização da Avenida Paulista

Groselhas

Datas, datas: a Nintendo é uma empresa de 1889, não de 1898; e o Game & Watch foi lançado em 1980, não em 1977
produto misterioso e revolucionário que a Nintendo diz estar desenvolvendo se chama NX e não FX

O som do episódio

Zelda!