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Fora do Jogo #9: Video game e violência

Violência e video games são termos associados. Não somente pelas controvérsias que frequentemente surgem desde os anos 90. Mas pela própria temática: a maioria absoluta dos jogos dependem de mecânicas que envolvem a eliminação de inimigos. Qual a diferença entre violência cartunizada e violência explícita? Qual é o ponto em que violência em jogos deixa de ser formal e torna-se gratuita? O que a sociedade considera intolerável? E qual o real efeito que jogos de guerra, marciais ou violentos causam?

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Fora do Jogo #8: Video game e comunicação

A gente não percebe, mas a maior parte do contato que temos com o mundo dos video games é intermediado de alguma maneira. Seja através da publicidade que fabricantes e estúdios fazem de consoles e jogos, seja através da crítica e do noticiário. Comunicação é, portanto, parte fundamental da relação do video game com a sociedade, refletindo e moldando as visões do público sobre os jogos. E que visões são essas?

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Fora do Jogo #7: Video game e tecnologia

Até o advento dos smartphones, video games eram os aparelhos de tecnologia mais sofisticada que as pessoas costumavam ter em suas casas. O papo hoje é sobre a simbiose muito estreita entre jogos e tecnologia: o quanto o avanço de um possibilita o avanço do outro, o quanto o sucesso de um financia o outro, o quanto a ampla penetração de um forma o público do outro. Em outras palavras: video games são, usam e criam tecnologia.

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Fora do Jogo #6: Video game e música

Pegamos o hábito dos parques de diversões, da televisão e mesmo do cinema mudo. Não tem jeito – video games e música estão casados para sempre. Mas esse costume, que começou bastante cedo, tem várias razões de ser. Música sinaliza perigos, comemora vitórias, indica movimentos, reitera ações. Música marca o ritmo da nossa jogatina e faz a gente entrar em mundos inesquecíveis. Vamos tentar entender como a magia da música de video game acontece – e por quê.