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Grana, bufunfa, dim-dim, dinheiro!

Grana, bufunfa, dim-dim, dinheiro! O que tornou os videogames a maior indústria de entretenimento da atualidade? Adriano Brandão e Danilo Silvestre tentam desvendar todos os aspectos desse negócio complexo e fascinante que gera não somente nossos queridos joguinhos, mas também milhões de empregos e, claro, muitos, muitos dólares!

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00:00:58 – Pixelnomics
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Groselhas

Na verdade, não foi a Tengen que inventou o método de choque para desativar a proteção antipirataria do NES. Ele foi criado ao mesmo tempo por diversos desenvolvedores e só foi adotado pela Tengen quando seu método original, que envolvia engenharia reversa do software da Nintendo, foi condenado por violação de patente na justiça americana. Por outro lado, o sistema de choque manteve-se legal e por isso acabou adotado universalmente.
O “Tetris” da Tengen teve pouco tempo de vida no mercado americano. A Nintendo conseguiu provar na justiça que a licença do jogo russo que a Atari tinha valia somente para arcades, forçando o recolhimento de todos os cartuchos. Hoje o “Tetris” da Tengen é peça rara de colecionador. Ah, e seu cartucho é preto, não dourado!

O som do episódio

A música da Technos em todo seu esplendor.