Pouco Pixel 114 - Programa Cultural • B9
Pouco Pixel

Programa Cultural

Pouco Pixel ##114

Capa - Programa Cultural

Com os maiores nomes do video game educativo

Junto com o video game, nasceu o video game educativo. Adriano Brandão e Danilo Silvestre relembram as iniciativas mais famosas de levar os jogos eletrônicos às salas de aula e discutem: pedagogia videogamística realmente funciona ou é só uma artimanha para arrancar dinheiro de pais preocupados? “Age of Empires” e “Assassin’s Creed” conseguem ensinar história para alguém? Quais os méritos de jogos mais abstratos como “SimCity” e “The Incredible Machine”? E, o mais importante: você está ligado nos perigos da… disenteria?

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

00:04:59 – Tema
01:03:11 – Telecatch

Pouco Pixel: os jogos, os livros

Fique ligado! Em breve, mais informações sobre os livros do Pouco Pixel: a história dos video games em 200 jogos.

Seja um mecenas esclarecido!

Contribua com o Pouco Pixel e faça parte de um grupo privilegiado que não somente participa do nosso grupo secreto no Facebook, com muita interação e papos aleatórios exclusivos, como também recebe antecipadamente os episódios do Pouco Pixel e do Debate de Bolso! Tudo isso por somente 10 reais por mês – mais barato que suco de shopping.

Os famosos links no post

Monopoly“, conhecido no Brasil como “Banco Imobiliário” (uma versão não-licenciada), nasceu em 1903  como “The Landlord’s Game“. Foi bolado para demonstrar para estudantes o desequilíbrio de condições entre proprietários de imóveis e seus inquilinos
Impressoras matriciais eram monstrengos barulhentos que comiam um tipo de papel perfurado chamado formulário contínuo
Você morreu de disenteria
Apple I foi lançado em 1974; o Apple ][ é de 1977
launch lineup do Atari 2600 incluía “Basic Math“, um jogo de matemática
A “calculadora” do Professor Corujinha foi lançada em 1976 pela Texas Instruments, como Little Professor
A versão brasileira “compatível” de “Trivial Pursuit” era o “Master“; o americano “Pictionary” ganhou um irmãozinho brasileiro chamado “Imagem & Ação
Aliás, não perca o podcast Tabulices, sobre jogos de tabuleiro, apresentado pelo nosso Danilo!
Jogue em seu browser: “3rd World Farmer“; não jogue em seu browser: “Candy Box 2
Jogos educativos modernos: “This War of Mine” e “Papers, Please
Sim: “Telecatch” é o nome de um programa de luta livre coreografada, ao estilo lucha libre ou WWE, que passava na TV brasileira nos anos 60
A engine dos adventures point and click da LucasArts, a SCUMM, foi criada para “Maniac Mansion” e seu nome reflete isso: Scripting Creation Utility for Maniac Mansion. A LucasArtes criou outras bibliotecas de programação de nomes, digamos, interessantes, como CYST, FLEM e MMUCUS. Um desses sistemas era dedicado à geração dinâmica de música de fundo, a iMUSE
O visual de “Maniac Mansion” reapareceu nos anos 2010, em “Thimbleweed Park
Já fizemos um episódio inteiro só pra comparar “Super Mario Bros. 3” com “Super Mario World”

Nosso som

O tema de abertura do Pouco Pixel foi composto pelo Rodrigo Faleiros, da Wagging Tail. Conheça o trabalho dele! Já as vinhetas e a trilha sonora de fundo são do Azureflux.

Debate de Bolso

O Debate de Bolso cresceu e saiu de casa – sim, agora ele é um podcast independente, maior e melhor, publicado todas as terças! Acesse e assine em debatedebolso.com!