Mike Tyson’s Punch-Out!!
Confesso que tive alguma dificuldade para criar a ficha técnica que está aí em cima. Afinal, qual o nome do jogo? “Punch-Out!!” ou “Mike Tyson’s Punch-Out!!”? E qual o gênero? Esporte ou puzzle? Acabei optando pela tradição: fiz as escolhas que pareciam mais óbvias e imediatas. Mas nada é tão simples assim. Segura aí que eu explico.
“Punch-Out!!” virou “Mike Tyson’s” por um misto de sorte com acaso. O jogo já existia. Quer dizer, os jogos já existiam: eram dois, com os nomes “Punch-Out!!” e “Super Punch-Out!!”, arcades publicados pela Nintendo em 1983 e 1984. Eram games bem parecidos, com virtualmente os mesmos gráficos, sons e gameplay. O título de 84 oferecia, porém, adversários extras – e alguns você deve conhecer, como Bear Hugger, Dragon Chan e Super Macho Man. Ambos os jogos foram extremamente bem-sucedidos e o sucesso estimulou a Nintendo a criar uma versão para o Famicom.
Em 1987 a Nintendo lançou no Japão a versão de “Punch-Out!!” para seu console de 8 bit. Entrementes, o fundador da Big N, Minoru Arakawa, assistiu a uma luta de Mike Tyson, até então um novato semi-desconhecido, e ficou encantado. Conseguiu um contrato fácil de patrocínio com Tyson – dizem que somente 50 mil dólares por três anos – e deu muita sorte: pouco tempo depois Tyson venceu seu primeiro cinturão. No ano seguinte, Tyson papou as duas outras conferências, tornou-se o primeiro peso pesado a unificar os títulos e virou uma lenda. Batata: “Punch-Out!!” foi lançado como “Mike Tyson’s Punch-Out!!” nos Estados Unidos.
Não era a primeira vez em que a Nintendo botava um nome de lutador neste jogo: a versão para computador do segundo arcade foi lançado como “Frank Bruno’s Punch-Out!!” na Europa. (Lembra do Frank Bruno? Não? Inglês, foi campeão europeu e chegou a desafiar o cinturão de Tyson em 1989, tomando uma sova feia.) Na versão com Bruno, é ele que é o personagem jogável, como de costume. No jogo de NES, não; o jogador incorpora um novato franzino, chamado Little Mac, e precisa derrotar dez adversários até poder lutar CONTRA Mike Tyson. Muito mais legal!
O jogo foi um imenso sucesso, Tyson também e… o contrato de apenas três anos expirou. Quando a Nintendo ia renegociar o acordo, em 1990, Mike Tyson passou pelo maior vexame de sua carreira: perdeu para o insignificante James “Buster” Douglas e perdeu todos os títulos. E a luta foi no Japão! Consequentemente a Nintendo desistiu de manter o nome de Tyson no jogo e ele foi relançado nos Estados Unidos com o nome original: “Punch-Out!!”. Quem seria o adversário final da versão remastered? “Buster” Douglas? Claro que não. (A Sega fez essa besteira.) Inventaram mais um lutador fictício, chamaram ele de Mr. Dream, e pronto.
Tyson e Mr. Dream à parte, porque “Punch-Out!!” é tão legal? Porque ele não é bem um jogo de boxe, mas um puzzle disfarçado, um jogo de ritmo ambientado no universo do boxe. Poderia ter maracas, poderia ter o Michael Jackson no lugar do Mike Tyson, e tudo estaria certo: “Punch-Out!!” é, sem tirar nem por, um puzzle. Aqui não está em jogo uma estratégia real de boxe, mas memorização de padrões. Cada adversário tem um ritmo específico de jabs, golpes longos e momentos de guarda baixa, basta decorar. Desvie e golpeie, desvie e golpeie, enxágue e repita – esse é o gameplay, quase igual aos “Dance Dance Revolution” que você via no shopping. Só que ~de menino~.
Por vezes o adversário irá realizar um golpe especial fora do script, que, se te acertar, irá te nocautear instantaneamente. Todos os golpes especiais têm um contragolpe que você precisa descobrir. E daí “Punch-Out!!” ganha ares de adventure: como sacar, afinal, o golpe certo? Duas maneiras: prestando atenção às falas e macaquices dos próprios adversários e às instruções de seu treinador. Entre assaltos, o velho-e-bom Doc Louis dá dicas e volta e meia fala diretamente o que você deve fazer. Observe bem, siga as instruções, apure seus reflexos e o sucesso irá chegar.
Cada adversário é um puzzle diferente e as caracterizações exageradas são a principal atração de “Punch-Out!!”. São dez e cada um é uma representação super estereotipada de um país. Tem o francês covarde, o indiano místico, o russo bêbado, o espanhol vaidoso… todos falam bobagens, dançam e fazem trejeitos ridículos, e têm musiquinhas próprias. É bobo e engraçado, e o jogo acaba ganhando um colorido interessante. Você quer ver avançar nas lutas não só para poder enfrentar Mike Tyson Mr. Dream, mas também para ver qual é o palhaço novo que você tem que enfrentar na sequência.
A mistura da ambientação de boxe com esses elementos cômicos, mais o puzzle altamente desafiador tornou “Punch-Out!!” um clássico instantâneo. Foi um dos títulos mais vendidos da biblioteca do NES e até hoje é lembrado como um dos melhores jogos do console. Gerou duas continuações. Mas esse é assunto para outro dia 😉
BEDTIME FOR LITTLE MAC!
Por que duas exclamações??
É assim o nome do jogo!! Japoneses são estranhos!!