Chronopedia #9: Online
Esta é a série Chronopedia, na qual Adriano Brandão e Danilo Silvestre contam a história dos video games, década a década, console a console, tema a tema – uma verdadeira enciclopédia cronológica dos jogos, em doze capítulos mais que recheados de informação!
No nono episódio, entramos nos anos 2000! O papo agora é sobre a revolução da internet, aquele momento em que jogar online começou, aos poucos, a se transformar de algo interessante em um componente essencial. A internet surge nos computadores, mas um console pioneiro a abraçou ainda antes do milênio virar: o Dreamcast, o sensacional canto do cisne da Sega, que pavimentou o caminho das gerações posteriores.
00:04:40 – Tema
01:30:22 – High Five
Próxima temporada: Fora do Jogo!
A campanha de financiamento da próxima temporada do Pouco Pixel já está no ar!
A temporada Pouco Pixel: Fora do Jogo começa em setembro de 2024 e terá 12 episódios sobre a relação dos video games com a sociedade. Temas como video game e educação, video game e psicologia, video game e a cultura pop, video game e negócios… com as paradas obrigatórias em temas cabeludos como sexo, violência e política. E, claro, para terminar, tem que ter joguinho – nesta temporada, uma dinâmica completamente nova!
FICA ESPERTO! A campanha de financiamento termina em 31 de maio! Corre pra participar agora! Tem um monte de faixas de preços e recompensas diferentes – pra todos os bolsos e gostos! Muito obrigado pelo apoio de sempre… e não deixe de divulgar! A próxima temporada do Pouco Pixel só vai acontecer graças a vocês!
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Os famosos links no post
- Talvez você tenha ouvido “Harpa Net”, mas a rede que deu origem à internet não tem nada a ver com o instrumento musical. Trata-se da ARPANET, assim em maiúsculas. O nome vem da sigla da Agência de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos EUA, a ARPA (hoje se chama DARPA)
- O nome “internet” ficou muito popular após a publicação do protocolo TCP/IP, em 1983, mas o termo existia de outras maneiras. Provavelmente ele veio do termo “internetworking“, que era usado nos anos 1970 pra descrever o ato de se interconectar duas ou mais redes isoladas
- “Modem”, palavra que surge da união dos termos “modulador” e “demodulador”, não é exatamente uma sigla, mas um portmanteau. Ou, como se diz na gramática do português, uma amálgama
- A Usenet é uma espécie de arquitetura aberta de troca de mensagens online. Mais ou menos como o e-mail, porém orientado para grupos de discussão e fóruns. Ela surgiu no final dos anos 1970, pouco antes do TCP/IP ficar mais comum (o serviço era baseado em UUCP quando foi criado), quase uma década antes da criação da WWW – a interface visual, navegável da internet
- Por falar em WWW: ela foi bolada na CERN, o órgão europeu para pesquisas nucleares, com sede em Genebra, Suíça. É lá que fica o Grande Colisor de Hádrons, o maior acelerador de partículas sub-atômicas do mundo, com cerca de 17 quilômetros de extensão
- A gente falou dos mainframes nos episódios #2 e #4 desta temporada: são computadores do tamanho de armários, comuns até meados dos anos 1990, e que ficavam responsáveis pelos serviços cruciais de uma rede ou organização. Uma fabricante muito conhecida desses equipamentos era a Digital Equipment Corporation, a DEC, que não existe mais. Por isso ouve-se com alguma frequência o termo “mainframe DEC”
- As BBS, sigla para Sistema de Quadro de Aviso, eram serviços online sem rede: computadores se conectavam diretamente um a um, via linha telefônica. A primeira BBS é de 1978, mas elas ficaram muito mais populares na segunda metade dos anos 1980. Ainda existem, aliás – agora podem ser acessadas na internet mesmo, via telnet
- O X Window (ou só X) é um ambiente gráfico criado no começo dos anos 1980 para sistemas operacionais Unix e derivados. Ele é diferente do Windows porque age como um servidor no qual os programas que você roda se conectam para aparecerem na sua tela. Isso funciona para programas que estejam em qualquer computador da sua rede, não necessariamente o seu. Tal capacidade de execução remota tornou o X especialmente popular em ambientes altamente interconectados como universidades
- Go é um jogo de tabuleiro de origem chinesa, extremamente popular na Ásia. Ele é milenar: suas origens remontam ao século 4 a.C.
- Machado de Assis era um aficcionado por xadrez e foi o autor do primeiro problema de xadrez publicado no Brasil: este aqui, que saiu na revista Ilustração Brasileira em junho de 1877. Foi o único problema que Machado publicou, embora ele adorasse o jogo e consumisse avidamente problemas como o dele mesmo
- O sistema de conectividade do Mega Drive foi lançado como Sega Meganet no Japão e como Mega Net, com espacinho entre as palavras, no Brasil. Através dele você conseguiria, por exemplo, mandar um oi pra “Ana Paula do Vôlei” lá em Atlanta
- O modo “skirmish” de jogos como “Command and Conquer” e “Red Alert” coloca dois jogadores diretamente no campo de batalha, sem as missões usuais do modo normal, “campanha”. Se você estiver curioso, o termo “skirmish” pode ser traduzido como “escaramuça” – briguinha mesmo
- A Battle.net, o sistema online que a Blizzard lançou em 1996, provia basicamente tudo o que era necessário para que fosse possível jogar online títulos como “Diablo” e “StarCraft”. No mesmo ano de lançamento de “StarCraft”, um estudante da Universidade de San Diego chamado Mark Baysinger conseguiu fazer a engenharia reversa da Battle.net e lançou um servidor alternativo e gratuito, que não verificava a autenticidade dos jogos, chamado StarHack. Recebeu uma notificação extrajudicial rapidinho, e desistiu do projeto. Mas o código-fonte era aberto e o projeto foi retomado por um grupo de desenvolvedores voluntários, sob o nome de bnetd. A Blizzard só conseguiu tirar o bnetd de circulação em 2005
- A Sega Model 3, criada em 1996, foi uma das inúmeras plataformas de arcade da Sega. Rodou jogos como “Virtua Fighter 3” e “Sega Rally 2”. Cada máquina dessas custava pelo menos 15 mil dólares
- Segundo uma pesquisa de 2018 do instituto Gallup, o futebol americano é o mais popular esporte nos Estados Unidos, seguido pelo basquete e pelo outrora muito popular beisebol. Futebol (o nosso) e hóquei no gelo completam o “big 5”
- É o Dricas, não tem jeito
- O microfoninho de “Seaman” não é exatamente uma minhoquinha; é mais um palitinho com uma imensa bola verde na ponta
- Michael Jackson foi artista da Sony, de alguma maneira, por toda a sua carreira. Começou em 1979 com a Epic Records, uma subsidiária da CBS, depois comprada pela gigante japonesa. Em 1991, assinou com a Sony Music. Em 1994, Michael Jackson cantou na palestra de lançamento do PlayStation na E3. Tudo parecia ir bem, mas o relacionamento entre MJ e a Sony piorou demais nos primeiros anos do novo milênio. Após a tortuosíssima (e cara) gênese do álbum “Invincible“, de 2001, MJ começou a criticar a Sony em público, inclusive se deixando fotografar segurando engraçados cartazes contra a gravadora. A Sony não quis manter o contrato e ainda pediu 25 milhões de dólares como indenização por uma tour de divulgação que MJ se recusou a fazer. Em 2002, Michael Jackson participou de “Space Channel 5: Part 2“, para o Dreamcast, concorrente da Sony
- Ulala, a protagonista da série “Space Channel 5”, não participou da cerimônia de premiação do Video Music Awards em 2000. Na verdade, a personagem fez parte da campanha promocional do VMA. O texto confuso do press release da época fez a imprensa especializada em video game publicar errado… e a história circula até hoje, num eloquente exemplo de Efeito Mandela
- “Trocando de biquíni sem parar” (que todo mundo ouvia no lugar de “tocando B.B. King sem parar“) é um dos mais famosos “virunduns” da internet brasileira
- Influenciados por Claudio Zoli, Adriano e Danilo ficaram, sem parar, trocando os nomes de “Jet Set Radio”, “Crazy Taxi” e “Space Channel 5”. Use o bom senso pra reconstituir o que cada um quis realmente dizer
- “Shenmue III” foi lançado em 2019… ou seja, 18 anos depois de “Shenmue II“
Nosso som
As lindas vinhetas do Pouco Pixel, inclusive nossa incrível música de abertura, foram compostas pelo Rodrigo Faleiros. Conheça o trabalho dele! Já a música de fundo chegou de patins…
Carinha do jabá
O Pouco Pixel é uma produção da AD&D Studio, que traz a você podcasts como o Bola Presa, o Escuta Essa, o Ilha Quadrada… e, em breve, muito mais!
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