Chronopedia #8: Muitos bits
Esta é a série Chronopedia, na qual Adriano Brandão e Danilo Silvestre contam a história dos video games, década a década, console a console, tema a tema – uma verdadeira enciclopédia cronológica dos jogos, em doze capítulos mais que recheados de informação!
No oitavo episódio, a geração que efetuou uma transição definitiva na história dos video games: a geração 3D/CD, simbolizada por um console que fracassou, um console que poderia ter sido mais e um console que teve a maior dominância de todos os tempos. Quais os papéis de Sega Saturn, Nintendo 64 e PlayStation nessa fase crucial dos video games?
00:04:14 – Tema
01:28:14 – High Five
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Os famosos links no post
- O FM Towns Marty era a versão video game do FM Towns. Acho que não ajudou muito, né? O FM Towns era um compatível IBM PC produzido pela Fujitsu e que foi vendido no Japão – não foi exatamente um sucesso, mas ficou no mercado por quase dez anos, entre 1989 e 1997. O FM Towns Marty surgiu no meio do ciclo de vida do irmão computador, em 1993, e tinha como principal selling point a compatibilidade com jogos produzidos para o FM Towns. Não deu certo. Curiosidade (mais uma): o nome “Towns” vem do físico Charles Townes. Parece estranho, e é: a Fujitsu tinha o hábito de batizar seus produtos com nomes de vencedores do Prêmio Nobel
- A gente não falou direito do Amiga, né? Foi um computador de 16 bit um bocado importante, lançado pela Commodore (a mesma empresa do Commodore 64) tão cedo quanto 1985. Ele rodava o mesmo processador do Mega Drive e do Apple Macintosh, o Motorola 68000. Ele não vendeu bem nos EUA, seu país de origem, mas foi muito popular na Europa, e criou uma cena muito interessante de jogos europeus. O Amiga tinha um distribuidor brasileiro e conseguiu conquistar certo público aqui…
- … a ponto da PCI, que trazia os computadores, resolver também importar o Amiga CD32, a versão video game dele! Rolou até cobertura na imprensa nacional. Pena que ninguém comprou
- A sul-coreana LG tem esse nome por que é o resultado da fusão de duas companhias fundadas pela mesma pessoa: a Lak Hui, indústria de plásticos (de 1947) e a GoldStar, fabricante de eletrodomésticos (de 1958). Em 1983, elas se juntaram e formaram a Lucky Goldstar (“lucky” porque “Lak Hui” se pronuncia como a palavra inglesa). A marca GoldStar foi usada nos eletrodomésticos da Lucky Goldstar até 1995, quando o neto do fundador mudou o nome da companhia para LG e adotou a nova marca em todos os produtos. Por sorte, a empresa não foi batizada com o sobrenome da família proprietária, Koo
- Aliás, a LG é um chaebol, um megaconglomerado familiar sul-coreano. Eles são bem característicos porque fazem de tudo, unindo setores de indústria pesada (como metalurgia) a produtos de consumo (de carros a escovas de dente). A Samsung, por exemplo, produz o celular que você provavelmente está usando pra ler este texto e também transatlânticos
- Jack Tramiel (o sobrenome, na verdade, se pronuncia “trémel”) fundou a Commodore em 1954, como fábrica de máquinas de escrever. Em janeiro de 1984, depois de décadas na companhia, Tramiel brigou com os demais acionistas e saiu. Em julho, comprou a Atari da Warner, e fez a companhia lançar, em somente cinco meses, o Atari ST, um computador de 16 bit (com o mesmo processador Motorola do Amiga e do Macintosh)
- “Cybermorph” é o infame jogo do Jaguar, característico pela mais infame ainda “cara verde” que fica flutuando na tela. É um jogo de tiro em terceira pessoa poligonal (lembra um pouco “Star Fox“)
- “Do the math” é o slogan do comercial mais tipicamente noventista de todos os tempos
- A CES, a Consumer Electronics Show (“Feira de Eletrodomésticos”, em tradução livre), existe desde 1967 e, a partir de 1998, acontece anualmente em Las Vegas (sempre nos primeiros dias de janeiro)
- Ao contrário da CES, a E3 (Electronic Entertainment Expo, “Feira de Entretenimento Eletrônico”) é dedicada somente aos video games. Rolou de 1995 a 2019, em Los Angeles, geralmente por volta de maio ou junho. Em 2021 teve uma edição online e acabou descontinuada
- A especificação do compact disc de áudio (o popular CD) foi publicada em 1980 por um time de engenheiros formado pela Philips e pela Sony um ano antes. A especificação do CD interativo (base do que seria o CD-i) foi publicada pelo mesmo time no começo dos anos 1990. A Philips ficou associada ao formato, por ter investido mais em propaganda e ter fabricado os tocadores mais conhecidos, mas ele foi produzido também por diversas companhias, como a GoldStar (a LG, agora você já sabe) e a própria Sony
- “Sonic X-treme” é um dos mais famosos jogos que nunca existiram (talvez divida o título com “Duke Nukem Forever“… que no final das contas foi mesmo lançado, décadas depois). “X-treme” começou a ser pensado para o Mega Drive em 1994, foi para o 32X e depois para o Saturn, dessa vez já como um jogo 3D. Dois times da Sega Technical Institute (a desenvolvedora americana da Sega) se dedicaram à produção do jogo a partir de 1995. Em 1996, “X-treme” chegou a ser demonstrado na E3, mas acabou sendo cancelado. A Sega preferiu concentrar seus esforços no projeto do Sonic Team japonês: “Nights into Dreams“
- Se você ouvir “meandro“, saiba que o Danilo quis dizer “meneio“
- A cronologia de “Resident Evil” é um tanto confusa: “Code Veronica” é tipo o quinto jogo da série, se levarmos em consideração “Resident Evil Survivor“, um jogo em primeira pessoa que pode ser jogado com alguma das light guns disponíveis para o PlayStation. Entre “Resident Evil 3” e “Resident Evil 4” há nove jogos de todos os tipos, inclusive o famoso remake do jogo original para o Game Cube
- O Adriano inventou o nome de “Castlevania II“. Na verdade, o jogo se chama “Simon’s Quest”. “Castlevania III” é “Dracula’s Curse”. A palavra “revenge” só aparece no segundo título da série no Game Boy, “Belmont’s Revenge“, que o Adriano nem sabia que existia
- “Soulcalibur” definitivamente merece 5 de 5 soulcaliburs possíveis
Nosso som
As lindas vinhetas do Pouco Pixel, inclusive nossa incrível música de abertura, foram compostas pelo Rodrigo Faleiros. Conheça o trabalho dele! Já a música de fundo é puro aço…
Carinha do jabá
O Pouco Pixel é uma produção da AD&D Studio, que traz a você podcasts como o Bola Presa, o Escuta Essa, o Ilha Quadrada… e, em breve, muito mais!
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