#25: E-sport e-spetacular

Alô, você! Se tem seres humanos envolvidos, tem competição. Adriano Brandão e Danilo Silvestre tentam entender a origem do video game competitivo, modalidade que começou timidamente com torneios de “Super Mario” na década de 90 e que evoluiu para um verdadeiro (e bem complexo) esporte – e para um negócio que movimenta bilhões. Qualquer game pode ser esportivo? O que define, aliás, um esporte (e um e-sport)? O que é mais difícil de entender, LOL ou Snapchat?
00:02:24 – E-sport e-spetacular
00:49:45 – Debate de bolso
01:08:48 – Cartinhas
Os famosos links no post
- Jogos mencionados: “FIFA International Soccer“, “FIFA 98“, “Red Alert“, “Super Mario Bros.“e “Konami’s Soccer“
- O pioneiro campeonato de video game, patrocinado e organizado pela Nintendo em 1990, o Nintendo World Championships
- E o raríssimo cartucho dourado do Nintendo World Championships de Pat Contri (a.k.a. “The NES Punk“) foi “destruído” em uma participação especial dele no Angry Video Game Nerd
- Os cartuchos do NWC do NES Punk, tanto o dourado quanto o cinza, apareceram em “Pawn Stars” (“Trato Feito”). Pat pediu 35 mil dólares por eles; Chumlee (e não Rick, o careca) ofereceu somente 15 mil dólares e não houve venda.
- “Os jogos e os homens“, livro clássico do filósofo francês Roger Caillois
- O FIFA Interactive World Cup, campeonato mundial de “FIFA”, acontece anualmente desde 2004, com finais jogadas em diferentes cidades. A próxima final será em Nova York.
- “Free to Play“, documentário da Valve sobre o The International 2011, gigantesco campeonato de Dota
- EVO, ou Evolution Championship Series, é o maior campeonato mundial de jogos de luta. Acontece anualmente em Las Vegas desde 2002
- Gol do Barcelona!
- O Anticast sobre o machismo no mundo nerd
Groselhas
- Pedimos desculpas pelos clicks e pops da gravação. Pense que é um vinil e diga que é vintage
Em busca do jogo perdido
Recorda-se vagamente de um game importante para você, mas não consegue se lembrar do nome? Pergunte para gente! Se não soubermos – bem provável -, seu pedido irá para uma lista permanente aqui no blog.
Conhece um dos jogos perdidos? Comente abaixo e ajude a construir um mundo melhor!
- Não um jogo, mas um propaganda: alguém teria um registro do primeiro comercial do Mega Drive no Brasil, no qual aparecia, com destaque, “Altered Beast” e suas transformações?
- Este é diferente: procura-se um famiclone (um console pirata que roda jogos de NES) preto, redondo e com controles que lembram o do Mega Drive. Achamos que é o Dreamstation? Será?
- Procura-se um jogo de plataforma para o NES, meio monocromático, protagonizado por um fantasminha que muda de forma. Recompensa imediata
- Procura-se o abandonware de um point-and-click adventure para PC chamado “The Masters of Dimensions“, de 1996, na versão legendada em português publicada pela BraSoft. Alguém aí tem o CD?
Procura-se uma batalha de tanques em uma arena, provavelmente no PlayStation 1 ou do Mega Drive. Criança doenteSerá que não é “Granada”, do Mega Drive, ou “Assault Rigs”, do PlayStation 1?- Procura-se um jogo estilo “Daemon’s Crest“, com um personagem que muda a cada fase e enfrenta chefões imensos. Paga-se bem
O som do episódio
StarCraft!
Parentada
O Pouco Pixel é orgulhoso membro da família B9 de podcasts. Não deixe de conhecer nossos ilustres irmãos
Podcast: Baixar (106.3MB)