FIFA International Soccer
Salve, salve! Bem-vindo a mais um jogo de nossa série das segundas – Futebit, o futebol em baixa resolução. Hoje o assunto é “FIFA International Soccer”, de 1993, lançado para todas as plataformas já criadas pelo homem (mas que começou no Mega Drive). E se o humilde porém querido “Konami’s Soccer” é o pai espiritual da série “Pro Evolution Soccer”, este “FIFA” é o pai direto da uma série ainda mais poderosa, que gera um jogo novo por ano há décadas e chegou a vender mais de 200 milhões de cópias. Você é fifeiro?
A EA Sports era o braço especializado da Electronic Arts, até então mais uma das produtoras de jogos de PC da Califórnia. O lado esportivo começou em 1989, com um título licenciado de basquete – “Lakers vs Celtics and the NBA Playoffs”. Era fascinante poder jogar com Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson e Larry Bird, e o sucesso gerou diversos outros títulos, da NBA e de outras ligas americanas.
Cinco anos depois a EA relutantemente entrou no futebol, depois de muita insistência do diretor de marketing da EA na Europa. A tática escolhida foi a mesma – ir à FIFA e licenciar a marca. Deu certo. Só foi durante o desenvolvimento do jogo que a EA sacou que futebol não é basquete e que a licença da FIFA não envolvia nenhum time ou jogador. Valia quase nada, na verdade. Então a magia de poder jogar com Michael Jordan e Karl Malone que havia nos jogos licenciados da NBA teve de ser substituída… pela decepção de jogar com lendas como Janco Tianno, Rico Salamar e Tito Mancuso. Pois é.
Mas mesmo com Tito Mancuso o jogo foi um sucesso. Onze jogadores de cada lado (raridade até então!), torcida (só eu ouço ela gritar “MARVEL MARVEL”?), juiz, faltas, cartões, escanteios, cabeçadas, jogadores que têm nome e skills individuais, substituições, a moedinha para decidir que time começa o jogo… todos os ingredientes de uma partida de futebol estão aí. Uma evolução incrível com relação aos jogos anteriores, maaaas… ainda com problemas.
A EA optou por uma visão isométrica do campo de jogo, que era bem incômoda para controlar os jogadores – mais ainda para dominar a bola. Os passes eram meio atrapalhados e os chutes aparentemente sem direção. A inteligência artificial era meio burra: ficou clássico o truque de posicionar o atacante na frente de um goleiro cobrando tiro de meta e roubar-lhe a bola. (Na rua, quem fizesse isso levava crocs dos amigos. Não a sandália.)
Hoje é bastante torturante jogar uma partida de “FIFA International Soccer”. Parece um desafio de PEBOLIM ANTI-GRAVITACIONAL NO ESCURO. Mas foi um baita de um marco histórico, diga-se de passagem. No ano seguinte a EA lançou “FIFA 95”, dessa vez só para o Mega Drive, que corrigia alguns dos problemas citados acima – porém ainda escalava Rico Salamar. Jogadores de verdade apareceriam em 1996… mas essa é história para outro dia 😉
Na semana que vem, a série Futebit continua, tentando responder: quem foi maior, Allejo ou Janco Tianno? A resposta irá te surpreender!
A maior seleção brasileira de todos os tempos
Ricardo Santana
Enrico Moeser
Luis Silva
Marco Pitzos
Julios Barretto
Tomas Gabriel
Manoel Fernando
Tito Mancuso
Peter Mueller
Janco Tianno
Rico Salamar
O verdadeiro Janco Tianno
O nome bizarro, que não parece brasileiro, não é mesmo brasileiro. Janco Tianno, na verdade, é Jan Tian, um dos programadores da EA Canada, que desenvolveu o jogo. Tian é chinês, é maluco pelo futebol brasileiro e mora em Vancouver.
Dê um upgrade em seu currículo e acrescente o Janco Tianno em seu LinkedIn – tenho certeza que sua vida vai mudar.