Fora do Jogo #3: Video game e arte
Esta é a série Fora do Jogo, na qual Adriano Brandão e Danilo Silvestre conversam sobre o que está além do video game: a relação dos jogos com a sociedade que os cerca. Como os video games são influenciados e influenciam os mais diversos aspectos das nossas vidas?
Arte reflete tudo o que o ser humano vê, faz, sente. Com video games não poderia ser diferente. Desde que surgiram, os jogos passaram a influenciar a arte, progressivamente e das mais diversas maneiras. Mais que isso: video game também quis ser ele mesmo arte, desde bastante cedo. Como se dá essa interação? O que são jogos artísticos? E arte, o que é?
00:02:47 – Tema
01:15:33 – Tag Team
Alura: a fase bônus que vai mudar o seu jogo!
A temporada Fora do Jogo é um oferecimento da Alura, a maior escola online de tecnologia do Brasil! Na Alura você pode aprimorar suas habilidades em áreas como programação, design, game design e diversas outras ligadas à tecnologia. O aprendizado pode ser desafiador, comparável a enfrentar um chefão de video game, mas as recompensas são valiosas: conhecimento prático e habilidades reconhecidas pelo mercado. Além das aulas, a plataforma oferece a possibilidade de tirar dúvidas com professores, interagir com outros alunos e até contar com a ajuda de inteligência artificial. Se você está buscando seu primeiro emprego na área de tecnologia, a Alura pode ser o item lendário que faltava no seu desenvolvimento! Acesse agora alura.com.br/poucopixel ou use o cupom POUCOPIXEL para garantir 15% de desconto exclusivo!
Os famosos links no post
- Não é a primeira vez que o Pouco Pixel fala de arte. Dê uma ouvida nos episódios #48 e #101 da temporada original e, principalmente, no #12 do Debate de Bolso
- Arte é uma palavra carregada de significado, mas também uma palavra recente. Sua etimologia em português remonta ao termo latino ars, que importa para o mundo romano o conceito grego de téchne, “habilidade adquirida”, “perícia”
- A ideia de René Descartes do indivíduo, que criou o chamado “individualismo moderno“, deriva de sua proposição mais famosa: “penso, logo existo” (ou “penso, portanto sou”), que estabelece a existência autônoma do “ser pensante”, dotado de consciência. Isso rompe com a visão coletivista, notadamente medieval, em que a existência era relacional – o cumprimento de um papel em um plano maior pré-estabelecido (seja ele religioso ou cívico)
- O mito grego de Prometeu, o deus que desafia Zeus para levar o fogo para os mortais, ganhou significação especial nos séculos 18 e 19. O poema de Goethe de 1772 sobre Prometeu é virtualmente o inaugurador do Sturm und Drang (“tempestade e ímpeto”), o primeiro movimento artístico romântico
- Há vídeos fascinantes do pintor americano Jackson Pollock aplicando sua técnica de action painting
- “Who cares if you listen?” (“Ninguém liga se você ouve”) é um famoso artigo do compositor americano Milton Babbitt, publicado em 1958. Ele argumenta que música “séria” (no sentido de acadêmica) tem valor nulo como mercadoria e, portanto, compositores a criam para si mesmos, por “vaidade”. O artigo é bem menos agressivo do que o título indica (aliás, o título é o primeiro assunto do texto)
- No episódio #12 do Escuta Essa, o Danilo conta sua relação pessoal com a Bienal Internacional de Arte de São Paulo (e explica muito do funcionamento da Bienal e da própria arte contemporânea)
- A gente relatou em detalhes a história da Activision e da rebelião que a gerou no episódio #106
- Carol Shaw, desenvolvedora americana, é um assombro: se transformou em uma lenda do game design mesmo com uma carreira curtinha de doze anos. “River Raid” (1982) é sua única criação verdadeiramente famosa e popular (vendeu mais de 1 milhão de cópias na época), mas isso é plenamente suficiente
- Todo mundo sabe quem é o Banksy, mas ninguém sabe quem é o Banksy. Isso é arte
- “Trinity“, jogo de texto de Brian Moriarty, citado por Jonathan Blow como grande influência para “Braid“, foi lançado em 1986 para computadores 8 bit. É considerado mais uma peça de ficção interativa do que efetivamente um video game
- O Teatro do Oprimido é uma espécie de método e movimento teatral criado pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal nos anos 1970. Ele se materializa a partir de jogos e exercícios nos quais a plateia participa ativamente
- Lembra o Você Decide? Foi um programa da TV Globo, no ar entre 1992 e 2000, em que o público decidia o encaminhamento de histórias e personagens escolhendo um de dois destinos possíveis através do telefone
- “Ready Player One“, livro de 2011 do americano Ernest Cline, foi adaptado para filme por ninguém menos que Steven Spielberg, em 2018
- “Play“, obra sinfônica de 2013 do compositor americano Andrew Norman, ganhou o prestigioso prêmio Grawemeyer e foi unanimemente aclamado pela crítica especializada
- O Whitney, em Nova York, é um museu especializado em arte americana. Se você um dia for lá (fica do lado da High Line, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade), tomara que “Super Mario Clouds“, a obra de Cory Arcangel de 2002 que retira tudo de “Super Mario Bros.” menos o céu azul e as nuvens, esteja em exposição. Hoje ela não está
- A esse ponto você já está careca de saber o que raios é a planilha
- “Ico“, jogo de 2001 de Fumito Ueda, usou como capa no Japão e na Europa uma ilustração diretamente inspirada nas obras do pintor metafísico italiano Giorgio de Chirico
Nosso som
As lindas vinhetas do Pouco Pixel foram todas compostas pelo Rodrigo Faleiros. Conheça o trabalho dele! Já a música de fundo tem muito a ver com o launch lineup de um certo console…
Carinha do jabá
O Pouco Pixel é uma produção da AD&D Studio, que traz a você podcasts como o Bola Presa, o Escuta Essa, o Ilha Quadrada… e, em breve, muito mais!
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