Arquivo do mês: outubro 2024

Capa8

Fora do Jogo #8: Video game e comunicação

A gente não percebe, mas a maior parte do contato que temos com o mundo dos video games é intermediado de alguma maneira. Seja através da publicidade que fabricantes e estúdios fazem de consoles e jogos, seja através da crítica e do noticiário. Comunicação é, portanto, parte fundamental da relação do video game com a sociedade, refletindo e moldando as visões do público sobre os jogos. E que visões são essas?

Capa7

Fora do Jogo #7: Video game e tecnologia

Até o advento dos smartphones, video games eram os aparelhos de tecnologia mais sofisticada que as pessoas costumavam ter em suas casas. O papo hoje é sobre a simbiose muito estreita entre jogos e tecnologia: o quanto o avanço de um possibilita o avanço do outro, o quanto o sucesso de um financia o outro, o quanto a ampla penetração de um forma o público do outro. Em outras palavras: video games são, usam e criam tecnologia.

Capa6

Fora do Jogo #6: Video game e música

Pegamos o hábito dos parques de diversões, da televisão e mesmo do cinema mudo. Não tem jeito – video games e música estão casados para sempre. Mas esse costume, que começou bastante cedo, tem várias razões de ser. Música sinaliza perigos, comemora vitórias, indica movimentos, reitera ações. Música marca o ritmo da nossa jogatina e faz a gente entrar em mundos inesquecíveis. Vamos tentar entender como a magia da música de video game acontece – e por quê.

Capa5

Fora do Jogo #5: Video game e psicologia

Video games são um tipo de entretenimento muito diferente – único, até. E é exatamente por isso que eles lidam com as nossas cabeças de um jeito novo. O papo hoje não é sobre sobre a influência dos video games na ciência da psicologia; é sobre a influência dos video games no nosso comportamento. O que as recompensas instantâneas e o excesso sensorial dos video games podem causar? Por outro lado, o que os video games nos ensinam de bom? Eles merecem as acusações que frequentemente recebem de pais, educadores, políticos, religiosos?