Arquivo do mês: setembro 2024

Capa4

Fora do Jogo #4: Video game e negócios

Tem gente jogando, tem dinheiro circulando. Se desde o começo video games foram máquinas de fazer fortunas, hoje o patamar é ainda mais elevado: video games passaram a ser parte fundamental de qualquer estratégia de entretenimento. Quais as diferentes maneiras de jogos gerarem receita? O que mudou dos anos 1970 para agora? O que é maior: video games ou cinema?

Capa3

Fora do Jogo #3: Video game e arte

Arte reflete tudo o que o ser humano vê, faz, sente. Com video games não poderia ser diferente. Desde que surgiram, os jogos passaram a influenciar a arte, progressivamente e das mais diversas maneiras. Mais que isso: video game também quis ser ele mesmo arte, desde bastante cedo. Como se dá essa interação? O que são jogos artísticos? E arte, o que é?

Capa2

Fora do Jogo #2: Video game e educação

O papo é sobre educação. Se jogos sempre foram associados ao público infantil, nada mais natural que video games acabassem sendo vistos como ferramentas pedagógicas. Mas será que isso faz mesmo sentido? O que pode ser atingido e o que não deveria ser feito com video games em termos educacionais? Afinal… o que jogos realmente ensinam?

Capa1

Fora do Jogo #1: Video game e a cultura pop

Começamos no habitat natural dos video games: a cultura pop. Nascidos como mera curiosidade tecnológica, em pouquíssimos anos os video games se tornaram elementos fundamentais da indústria cultural. Saíram dos video games personagens e nomes famosos, mas também – e principalmente – novos modos de se contar histórias e de se imaginar o mundo.