Super Off Road
Existem três tipos de jogos de corrida: aqueles em que a visão é de dentro do cockpit; aqueles em que a visão é de trás do carro; e “Super Off Road”. O jogo da Leland, lançado para arcade em 1989, criou com a maior naturalidade do mundo um gênero só para si, no qual todo o circuito cabe na tela. É tão divertido e simples que esquecemos quão original é.
O arcade original era licenciado: o nome completo era “Ivan ‘Ironman’ Stewart’s Super Off Road”, em referência ao campeão de rally Ivan Stewart (não, nunca ouvi falar). Problemas com o licenciamento fizeram com que o nome imenso tivesse de ser reduzido nas futuras versões do jogo para “Super Off Road”. Ufa. Quando ele chegou ao Super Nintendo, em 1991, já não era mais o d. Pedro I do mundo dos games.
Voltemos à jogabilidade: como fazer um jogo de corrida em que todo o circuito pode ser reduzido a uma tela só? Fazendo o carro ser bem beeem beeeeeem pequenininho. O jogador se sente controlando seu veículo à distância, sentado no último anel da arquibancada da arena.
E daí surge um interessante quebra-cabeça de perspectiva: o controle remoto simula o cockpit do carro, portanto quando você aperta o direcional para a direita, o volante do carro vira para a direita. Mas a visão é dos confins do universo, então se o carro estiver, por exemplo, andando da parte de cima da tela para a parte de baixo, a curva para a direita irá aparecer como uma ida à esquerda. Fica assim: visão em terceira pessoa, controle em primeira pessoa, um verdadeiro exercício de independência entre olhos e dedos.
“Super Off Road” traz features típicos de vários jogos de corrida. O primeiro é a possibilidade de fazer melhorias no carro. A cada prova, você ganha prêmios em dinheiro proporcionais à sua colocação. Entre as corridas é possível dar um pulo à lôdjinha e comprar pneus, amortecedores e até mesmo motores melhores. O segundo recurso clássico é o nitro – um botão mágico que faz seu carro acelerar loucamente. Mas, claro, nitro só pode ser usado um número limitado de vezes por corrida, então é boa estratégia guardá-lo até o final e usar para ultrapassagens decisivas.
Corridas off road são diferentes de corridas normais porque são feitas em pistas de terra cheias de obstáculos como morros, rampas, buracos, pequenos lagos etc. Isso tudo está presente em “Super Off Road”, mas são mais estéticos do que realmente fazem diferença. Os acidentes do circuito mal diminuem a velocidade dos carros. Sabe o que realmente atrapalha a vida? Errar a curva e ficar meio grudado no guard rail. A cada falha dessas, um momento AREIA MOVEDIÇA – quanto mais nos mexemos, mais ficamos parados.
Então, se eu puder dar somente um conselho para a sua vida, ele seria: passe por cima dos obstáculos mas cuidado com as curvas.