Arquivo do mês: outubro 2017

capa-podcast-s03e103

#103: Why so difficult?

Depois de anos jogando títulos como “Uncharted” e “Assassin’s Creed”, gamers mundo afora estão chocados com “Cuphead”, um jogo que não pega ninguém pela mão. Já foi o suficiente para virar escândalo: por que “Cuphead” é tão difícil? Discutimos os motivos pelos quais game designers fazem jogos difíceis, incluímos a dificuldade no cardápio de possibilidades dos video games e chegamos a um veredito: será que “Cuphead” é mesmo difícil?

capa-podcast-s03e05

Almanaque #5: Video game é ridículo!

Personagens risíveis, histórias sem pé nem cabeça, capas mal desenhadas e, pior ainda, sem sentido algum… não raro a indústria dos video games perde o medo do ridículo. Relembramos vários momentos vexatórios da história dos jogos, desde quando um velhote gêmeo do Chacrinha foi enviado para resgatar trabalhadores presos em minas, até o dia em que o presidente dos Estados Unidos foi raptado por ninjas e salvo por dois caras sem camisa. Se você sofre de vergonha alheia… não ouça!

capa-podcast-s03e102

#102: A resenha da resenha

Se você não tem “currículo gamer”, sinto muito, não pode falar sobre jogos. Será mesmo? O que o crítico precisa saber e vivenciar para escrever boas resenhas de video game? Ele tem que ser um jogador profissional com milhares de horas? Um jogo para ser compreendido e resenhado precisa ser jogado até o fim? Posso ser um baita pereba e ainda assim apreciar e entender video games?

capa-podcast-s03e101

#101: Video game é arte?, tomo 2

Video game é somente entretenimento comercial ou também pode ser arte? Tentamos, mais uma vez, descobrir se é possível enquadrar video game como gênero artístico. Aliás, qual a vantagem dos video games serem vistos como arte? Quando jogos são artísticos e quando não são? É possível um título criado com propósitos meramente comerciais ser transformado, pela posteridade, em arte? Museu de video game faz sentido?