Arquivo do mês: março 2016

capa-podcast-s02e40

#40: Your base is under attack!

Se existe um gênero nerd de video game, ele só pode ser o RTS – real time strategy. Destrinchamos o fenômeno dos jogos que simulam batalhas, gestão de recursos e evolução tecnológica e debatemos: qual a diferença entre a estratégia em turnos e a estratégia em tempo real? Seriam esses games descendentes dos velhos e bons jogos de tabuleiro? Rola RTS em console ou… sem mouse não dá?

capa-podcast-s02e39

#39: A arte de lançar

A primeira impressão é a que fica. Será mesmo? Lembramos os lançamentos dos grandes video games e ficamos nos perguntando: os jogos que os consoles colocam à disposição dos consumidores logo no primeiro dia de vendas são capazes de definir sucesso ou fracasso? Por que o launch lineup do Nintendinho foi especial? Como o Genesis deu certo, mesmo tendo perspectivas tão pouco animadoras? E o Dreamcast, hein?

capa-podcast-s02e38

#38: Não quero jogar de novo!

Existem a história, a memória e a decepção. Tentamos entender por que jogos que pareciam tão incríveis em suas épocas são simplesmente intragáveis hoje em dia. Simplicidade de proposta é o segredo da eterna juventude? Por que “Konami’s Soccer” envelheceu melhor que o muito mais avançado “FIFA International Soccer”? O que torna um jogo imortal? E, claro, fica a recomendação: para não estragar boas lembranças, melhor não jogar de novo!

capa-podcast-s02e37

#37: A hora e a vez do video game de bolso

Saímos de video games de salão, passamos para video games de mesa e chegamos a video games de bolso! Destrinchamos o fenômeno dos jogos portáteis, do Tetris-de-rodoviária até o iPhone, e tentamos entender: o destino manifesto dos games é realmente a jogatina individual? O que faz um bom handheld é tecnologia de ponta ou uma experiência única? Por que a Sony demorou tanto para entender esse mercado? Aquaplay é video game?