Console: Podcast

capa-podcast-s04e109

#109: Os poderosos chefões

Uma das mais antigas tradições dos video games é o chefão de fase – conceito que não existe em nenhuma outra mídia. De onde surgiu isso? Relembramos a época em que video game não tinha fase nem chefão, passamos pela era em que jogos inteiros eram somente desculpas para boss battles épicas e chegamos aos dias de hoje estupefatos: os chefões sumiram? Quais foram os grandes vilões da história dos jogos? M. Bison e Sagat são chefões? Quem foi mais infame: Mike Tyson ou Mecha Hitler?

capa-podcast-s03e108

#108: A maior empresa da história dos video games

O mundo parou e precisa saber, de uma vez por todas: qual foi a maior empresa da história dos video games? Resolvemos esse problema da única maneira possível: organizando um campeonato em que as 16 mais importantes companhias do setor se enfrentam em um mata-mata de proporções épicas. Quem será a campeã? Imprima a tabela e acompanhe, em mais um arrasador season finale do Pouco Pixel! Até o ano que vem!

capa-podcast-s03e107

#107: Born in the USA

O video game nasceu e cresceu nos Estados Unidos, mas lá teve uma juventude meio marginal e complicada, até triunfar quando adulto. Traçamos a biografia da escola americana de game design, de sua invenção no Departamento de Energia até o lançamento do Xbox, passando pela bolha do Atari, a depressão dos anos japoneses e a lenta retomada via jogos de computador. O que o game design dos Estados Unidos tem de diferente do game design do Japão? Por que o estilo americano é dominante hoje?

capa-podcast-s03e106

#106: A revolução da Activision

A revolta de quatro super programadores da Atari, em 1979, mudou os video games para sempre. Contamos a saga da Activision, a primeira desenvolvedora independente da história. Como uma luta por royalties e reconhecimento autoral acabou criando o modelo de licenciamento predominante até hoje? Como os jogos da Activision se transformaram em verdadeiros ícones do 2600? Será que você consegue se lembrar de algum jogo de Atari que não tenha sido feito pela Activision?